Última semana de inscrições para o 2º Vestibulinho das Etecs

17-06-2009 10:39
  
 
15/6 - O prazo para inscrições no segundo Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 2º semestre de 2009 vai até as 15 horas da próxima sexta-feira, 19. O exame será no dia 12 de julho.
 
Este processo seletivo oferecerá 8.075 vagas para cursos técnicos, sendo 6.520 distribuídas em 74 escolas da Secretaria Estadual de Educação (veja abaixo a relação dos 45 municípios), outras 600 em dez Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital e mais 955 em 11 unidades do Centro Paula Souza. No total, neste segundo semestre o governo estadual está oferecendo 50.114 vagas para cursos técnicos em todo o Estado, divididas em dois vestibulinhos – o primeiro, que teve as inscrições encerradas na sexta-feira (29/05), ofereceu 42.039 vagas.
 
Inscrições
 
Para concorrer a uma das vagas do 2º Vestibulinho para o Ensino Técnico, o candidato precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.
 
A inscrição deve ser feita apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. As unidades escolares que participam desse processo seletivo vão disponibilizar equipamentos necessários para a inscrição a quem não tem acesso à rede.
É necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. Após cinco dias úteis do pagamento, o candidato receberá, em seu e-mail, a confirmação da efetivação de sua inscrição.
 
O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.
 
Novas nomenclaturas
 
Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Confira aqui a relação com os nomes atuais dos cursos.
 
Inclusão social
 
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
 
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
 
Localização das escolas
 
Municípios onde estão localizadas as escolas da Secretaria Estadual da Educação que participam do processo seletivo: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Carapicuíba, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Ilha Solteira, Itu, Jaboticabal, Jales, Jandira, Jaú, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Marília, Mirandópolis, Mococa, Ourinhos, Pereira Barreto, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Sales Oliveira, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Rita do Passa Quatro, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Tupã e Votorantim.
 
Relação dos CEUS na Capital: Alvarenga, Capão Redondo, Jaçanã, Lajeado, Paraisópolis, parque Anhanguera, Parque Veredas, Quinta do Sol, Vila Rubi e Vila do Sol.
 
Das 11 unidades do Centro Paula Souza que participam do segundo vestibulinho sete integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional e estão localizadas nos municípios de Aguaí, Caraguatatuba, Novo Horizonte, Piedade, Santa Isabel, São Paulo e Serrana. Elas não participaram do primeiro processo seletivo, cuja prova será no dia 21 de junho, e por isso terão um calendário especial. As Etecs de Espírito Santo do Pinhal (Dr. Carolino da Mota e Silva), Itapeva (Dr. Demétrio Azevedo Junior), Santa Cruz do Rio Pardo (Prof. Dr. Orlando Quagliato) e Votuporanga (Frei Arnaldo Maria de Itaporanga) participaram do primeiro vestibulinho e voltam a integrar o segundo.
 
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. 
 

 

www.badunet.com.br