GRÉCIA ANTIGA

 

Resumo sobre a Civilização Grega - Tópicos

1. Características Gerais I
* Os gregos desenvolveram uma civilização diferente de outros povos. 
* Isto porque eles eram humanistas , ou seja, se preocupavam com o ser humano, nos mais diferentes aspectos. Até alguns deuses gregos tinham características humanas. 
* Desenvolveram diversas áreas para a compreensão e valorização humana, como a filosofia, a história, a democracia, entre outras. 
* Chamavam a sim mesmo de Helenos, e seu território, Hélade. Gregos e Grécia foi uma denominação posterior, utilizada pelos romanos. 
* Os gregos chamavam a outros povos de bárbaros. 

Atlas Histórico: Grécia Antiga

2. Características Gerais II
* O relevo montanhoso e as dificuldades de comunicação contribuiu para impedir a unidade política da região. 
* Assim, os gregos se desenvolveram em cidades-estado, denominadas pólis . 
* A história da Grécia Antiga se divide em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. 

3. Período Pré-Homérico
* O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 a.C e 900 a.C, aproximadamente. 
* Tribos de pastores nômades chegaram à Grécia em sucessivas ondas migratórias. Entre estas tribos estavam os aqueus, jônios, eólios e dórios.
* Os aqueus desenvolveram a civilização micênica , absorvendo alguns aspectos culturais da civilização minóica . 
* A civilização minóica se desenvolveu na ilha de Creta, ao sul da Grécia. Seu nome deriva de Minos, como era conhecido o seu rei. Os minóicos são considerados talassocráticos , por terem desenvolvido forte poder marítimo. 
* Considera-se que os complexos palácios de Cnossos, capital cretense, deram origem ao mito do Minotauro. 

Vídeo: Mundo Grego-de Creta à Grécia Heróica
Visita Virtual (Palácio de Cnossos)

4. Período Homérico
* O Período Homérico ocorreu entre 900 a.C a 700 a.C, aproximadamente. 
* O nome deriva do poeta Homero, a quem se atribui a criação de dois famosos poemas: Ilíada e Odisséia . Estes poemas deram base para a compreensão deste período. 
* A Ilíada narra a guerra entre Grécia e Tróia (Ílion), na Ásia Menor. Por sua vez, a Odisséia narra o retorno de Ulisses (Odisseu) à sua terra natal. 
* Neste período, a vida na Grécia tinha por base a grande família, denominada Genos . No entanto, o crescimento da população e a falta de terras férteis fez estas comunidades entrarem em crise. Os escravos passaram cada vez mais a fazer parte das atividades econômicas. 
* Surgiram, então, as cidades-estado, cada uma com organização social e política próprias. Exemplos de cidades-estado: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, entre outras. Algumas cidades-estado tinham uma acrópole , que era a parte mais alta, com função estratégia, religiosa e comercial. 

Leia os clássicos (Ilíada)
Leia os clássicos (Odisseia)

5. Período Arcaico
* O Período Arcaico ocorreu entre 700 a.C a 500 a.C., aproximadamente. 
* Este período foi caracterizado por um grande aumento populacional, que levou a fundação de colônias, como Bizâncio, Siracusa e Nápoles. 
* Neste período, desenvolveu-se a filosofia, que significa “amor à sabedoria”, uma das maiores contribuições gregas para a civilização ocidental. 
* Além disso, as cidades-estado se desenvolveram. A aristocracia, com cada vez mais poder, passou a comandar. A política passou por várias transições, até o surgimento da democracia. 

Atlas Histórico: Colonização Grega, Fenícia e Etrusca

6. Democracia
* A democracia grega era limitada a uma parcela da população: apenas homens livres adultos eram considerados cidadãos. 
* Mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Logo, não podiam votar. 
* A votação era feito na ostraka , ou conchas. As leis, ou assuntos relativos a votação, variavam. Denominava-se ostracismo o ato de exilar indivíduos através do voto na ostraka . 
* A democracia grega era denominada direta, pois o cidadão votava direto nas leis. Nossa democracia é denominada representativa, pois votamos em representantes que, por sua vez, votam nas leis. 
* Vale ressaltar que, geralmente, os participantes das assembléias pertenciam a grupos de elite, com grande número de escravos. 

7. Período Clássico
* O Período Clássico ocorreu entre 500 a.C. e 338 a.C., aproximadamente. 
* É considerado, por alguns historiadores, a “Idade do Ouro” da civilização grega. 
* Neste período, algumas cidades-estado se uniram para enfrentar os persas, nas guerras médicas . No fim, os gregos saíram vitoriosos. 
* Por ter liderado os gregos na vitória contra os persas, Atenas se tornou uma das cidades-estado mais importantes da Grécia. Reuniu outras cidades sob sua influência, através da Liga de Delos . 
* Atenas e Esparta, por suas diferenças, acabaram entrando em conflito, na chamada Guerra do Peloponeso . Desta guerra, Esparta saiu vitoriosa. 

8. Diferenças entre Atenas e Esparta
* Haviam grandes diferenças entre a organização social e política de Atenas e Esparta. 
* Atenas era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos e artistas. Foi o berço da democracia grega. Esparta , por outro lado, era uma cidade militarista, aristocrática e conservadora. 
* A educação, em Atenas, tinha como objetivo a formação completa do homem, nos aspectos físico, intelectual e artístico. 
* Em Esparta, a educação tinha como objetivo dar a cada indivíduo a perfeição física, coragem e disciplina para que se tornasse um soldado ideal. 

Vídeo: O Mundo Grego-Grécia Antiga Clássica e Helenística
Game: Hoplita

9. Período Helenístico
* O Período Helenístico ocorreu entre 338 a.C. e 30 a.C., aproximadamente. 
* Após a Guerra do Peloponeso, a Grécia continuou agitada por causa de lutas internas. 
* Filipe, rei da Macedônia, aproveitando-se disso, dominou toda a Grécia. 
* Seu filho, Alexandre Magno , continuou as conquistas, construindo um rápido e vasto império, que se estendeu até a Índia. Morreu aos 33 anos de idade. 
* Suas conquistas ajudaram a difundir a cultura grega para o oriente. Esta fusão entre a cultura grega e oriental é denominada helenismo.

Atlas Histórico: Império de Alexandre, o Grande
JOGUE GREPÓLIS - O jogo de browser passado na Antiguidade. Construa cidades magníficas, crie alianças poderosas, utilize o poder dos deuses
http://br.grepolis.com/start/register?action=single_step&ref=goo_br_br_co_myth&bid=4713&external_param=www.historiadigital.org
Fonte: História Digital

Veja também

Para ler e ouvir outros resumos e podcasts de história, clique aqui

Fonte: Historiadigital.org